O Flamengo está diante de mais um início de temporada conturbado. Se ano passado o português era Paulo Sousa, desta vez é Vítor Pereira – o oitavo técnico da gestão Rodolfo Landim. A eliminação precoce para o Al Hilal no Mundial de Clubes dividiu opiniões sobre a parcela de culpa. Há quem direcione ao técnico e quem condicione ao planejamento.

A demissão de Dorival Júnior, multicampeão com o Flamengo em 2022, foi uma das pautas mais batidas após a eliminação para o Al Hilal. O questionamento se dá, principalmente, pelo tempo de trabalho oferecido ao Vítor Pereira antes de duas decisões: da Supercopa do Brasil e do Mundial de Clubes. Cabe pontuar que o Flamengo nunca deu continuidade ao trabalho de um técnico por duas temporadas na gestão Landim.

Em 2019, o presidente assume o clube com Abel Braga como opção. No meio do ano, o brasileiro é trocado por Jorge Jesus – que permanece até o final do Carioca 2020. Domenec assume, mas sai em menos de seis meses para chegada de Rogério Ceni. Campeão Brasileiro 2020, o ex-goleiro é substituído no início de 2021 por Renato Gaúcho, que era um sonho antigo do clube. Portaluppi cai do comando depois de ser derrotado na Libertadores, para o Palmeiras, e dá espaço para Paulo Sousa. Muito criticado desde o início do trabalho, o português fica pouquíssimo tempo à frente do grupo. Dorival Júnior retorna ao Rubro-Negro para missão de acalmar os ânimos, conquista dois títulos de peso, mas é avisado sobre a chegada de Vítor Pereira ainda em dezembro de 2022.

O português veio para o Flamengo depois de uma temporada no Corinthians – inclusive, sua vinda causou muita polêmica. Vitor Pereira só assumiu o Rubro-Negro em janeiro devido ao contrato que tinha com o time paulista, que tinha vigência até 31 de dezembro. Ou seja, o mister assumiu o Mais Querido com menos de um mês para disputar a Supercopa do Brasil e Mundial de Clubes.

A falta de planejamento tem sido apontado como uma das principais causas da eliminação precoce. De qualquer forma, a tendência é que Vítor Pereira permaneça no cargo e consiga ter mais tempo para implementar suas ideias, visto que o Rubro-Negro foi o clube brasileiro que mais disputou jogos entre janeiro e fevereiro.