árvores
Divulgação/CRF

Na última segunda-feira (5), o Flamengo, com apoio dos alunos e professores do 5º ano da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, e das jogadoras da equipe de futebol feminino, Thaisa Moreno e Daiane Medeiros, realizou o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica no Parque do Martelo, que fica localizado na Zona Sul do Rio. A iniciativa é fruto do “Pé de Gol”, projeto de educação ambiental pelo qual o Mais Querido planta dez árvores para cada gol marcado no Campeonato Brasileiro Masculino e Feminino. O objetivo é contribuir com o reflorestamento da área e a manutenção da biodiversidade local.

A ação oportunizou, ainda, uma manhã de muito aprendizado e integração com a natureza para os 38 estudantes presentes, que desfrutaram do contato com a terra, água, sementes e minhocas, realizando o plantio junto com as atletas e os mascotes do clube, Binho e Urubão. Toda a ação ocorreu sob a coordenação técnica do Instituto Permacultura Lab.

“As ações de educação ambiental são importantes e urgentes, porque promovem a reconexão e o vínculo dessas crianças com a biodiversidade em torno delas. Quando conhecemos, nos importamos e quando nos importamos, cuidamos. O plantio de árvores nativas, além de colaborar com a restauração da mata atlântica do Rio de Janeiro, promove encontros e brincadeiras em contato com a natureza, destacando a força e o impacto das ações coletivas”, disse Clara Trevia, coordenadora de projetos do Instituto Permacultura Lab.

Vale destacar que o “Pé de Gol” está em sua segunda edição, tendo promovido no ano passado o plantio de 790 espécies nativas de restinga nas margens do Canal de Marapendi, Zona Oeste da cidade. A ação ajuda a cooperar com a revitalização da área e a manutenção da biodiversidade.

Twitter: @diego_alarconf