De acordo com o site UOL, a FIFA vai usar tecnologia da Copa do Mundo no Mundial do Marrocos, que terá Flamengo e Real Madrid. A inovação passa pela análise semiautomática do VAR em possíveis impedimentos. Além disso, a mudança segue também na questão dos acréscimos, que serão maiores, para assim, aumentar o tempo de bola em jogo.

A comissão de arbitragem da Fifa decidiu repetir a mesma tecnologia e orientações da Copa do Qatar.  E já prepara os profissionais que trabalharão no Mundial de Clubes para adotar esse plano. Lembrando que o Mundial de Clubes acontece entre os dias 1º a 11 de fevereiro no Marrocos. O Flamengo , campeão da Libertadores , e o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, participarão do torneio.

Impedimento semiautomático

Além de diminuir o tempo para entender se um jogador está ou não em posição ilegal após marcar, também acaba com o traçado das linhas horizontais e verticais que tentam identificar as partes do corpo de cada atleta, e que no Brasil gera debates e polêmicas intermináveis.

O sistema usa 12 câmeras localizadas na cobertura dos estádios e controla até 29 pontos de dados por jogador, 50 vezes por segundo, incluindo as extremidades e membros pertinentes para a análise de situações de impedimento, como detalhado pela Fifa.