Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo se prepara para estrear na temporada na próxima quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 21h30, contra o Audax, no Maracanã. E assim como ocorreu em outras edições, os primeiros jogos do Carioca serão disputados com grupo das categorias de base – pelo menos até a terceira rodada do torneio. A metodologia rubro-negra mexe diretamente com o planejamento do Sub-20, visto que a equipe perde atletas no decorrer da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Nesta temporada, por exemplo, o Flamengo Sub-20 vai ceder quatro Garotos do Ninho ao futebol profissional. Por outro lado, três atletas do sub-18 serão convocados para compor o elenco da Copinha. São eles: JP Mandovani (zagueiro), Rayan Lucas (volante) e Ariel Suarez (atacante). O trio, juntamente ao auxiliar técnico Luiz Felipe Santos, serão encaminhados para Jaú – sede do grupo 5 da Copa São Paulo de Futebol Jr.

O sub-20, por sua vez, perdeu cinco profissionais para disputa da Copinha – quatro jogadores e o treinador Mário Jorge, que comandará o grupo alternativo nas primeiras rodadas do Carioca. Os atletas escolhidos para figurar entre os profissionais são: Daniel Sales, Evertton, Lorrane e Petterson.

O rodízio entre atletas das categorias de base pode encerrar já na terceira rodada do Campeonato Carioca. Isso porque, a ideia do técnico Vítor Pereira é dar ritmo de jogo aos atletas em melhores condições físicas e começar a utilizá-los diante do Madureira, dia 18 de janeiro. Cabe destacar que o Mais Querido encara o Palmeiras no dia 28, pela Supercopa do Brasil.