A temporada 2022-23 do Novo Basquete Brasil marca a décima quinta edição do mais importante torneio de basquete do país, organizado pela Liga Nacional de Basquete com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball. O torneio teve seu início em outubro do ano passado e a temporada regular deve se estender até o começo de abril, quando se iniciam os playoffs da competição.

Na temporada regular, cada equipe enfrenta os outros dezesseis times duas vezes, uma fora e uma em casa. Os quatro primeiros colocados ao final da temporada regular se classificam diretamente para as quartas-de-final, enquanto os times que ficarem entre a 5ª e a 12ª colocação se enfrentam nas oitavas-de-final, em séries melhor de três. A partir das quartas-de-final, os confrontos são decididos em séries melhor de cinco partidas.

Além disso, ao final do primeiro turno da temporada regular, as oito primeiras equipes na classificação disputaram a Copa Super 8, em janeiro. O vencedor foi a equipe de Franca, que garantiu uma vaga na Champions League das Américas, a maior competição do continente e organizada pela FIBA, entidade máxima do esporte.

Com 21 vitórias e apenas 3 derrotas até agora na competição, e somando 45 pontos na tabela, o Flamengo vem confirmando as odds de basquete na Midnite com vitórias convincentes, e ocupa a segunda colocação na tabela de classificação do NBB, atrás apenas de Franca, atual campeão do torneio.

Com a ótima campanha até aqui na temporada regular, o Rubro-Negro vem se consolidando como um dos principais favoritos ao título da competição e a equipe que deve fazer frente ao poderoso Franca.

Em março, o Flamengo tem quatro confrontos mais acessíveis pela frente, o que deve ajudar a equipe a encostar em Franca na tabela de classificação, ainda que a equipe do interior de São Paulo seja a única invicta neste momento da competição.

Reformulação na equipe rende frutos

Foto: Paula Reis/Flamengo

O Flamengo, que é o maior campeão do Novo Basquete Brasil, está em busca de seu oitavo título na competição, depois de perder a final da última edição do torneio para o Franca.

Por conta disso, o técnico Gustavo de Conti, que também ocupa o cargo de treinador da seleção brasileira de basquete masculino, promoveu uma reformulação no elenco rubro-negro. O armador titular da equipe, Yago, deixou o clube e se transferiu para o Ratiopharm Ulm, da Alemanha, depois de jogar a Copa América pela seleção e ser eleito o MVP do Globl Jam.

Para suprir a lacuna deixada por Yago, o Flamengo contratou o armador argentino Penka Aguirra, que foi eleito duas vezes MVP da competição argentina, além de ter seis títulos da Liga Argentina em seu currículo. Além de Aguirre, Jose Vildoza, outro destaque argentino e armador da seleção do país, também chegou ao clube da Gávea depois de uma passagem pelo basquetebol croata.

Após as chegadas dos experientes jogadores argentinos, o Flamengo também acertou a contratação de Gui Deodato, ala de 31 anos que foi campeão e MVP da Copa Super 8 da temporada passada pelo Minas Tênis Clube, e do ala-pivô Gabriel Jaú, jovem promessa da equipe de Bauru.

No entanto, mesmo com a chegada de novos reforços, de Conti optou por manter alguns jogadores experientes do plantel rubro-negro, como o ala-pivô Olivinha, que busca seu sétimo título do NBB e detém o recorde de jogador com mais partidas na competição (495), e os pivôs Rafael Hettsheimeir e Rafa Mineiro.

O clube da Gávea tem uma história tão rica no torneio que a equipe participou de nove das 14 finais e levou para casa sete troféus. O Flamengo avançou para todas as rodadas dos playoffs da competição, classificando-se consistentemente entre os quatro primeiros. Portanto, uma ida aos playoffs deste ano parece garantida, diante da ótima campanha do clube na competição.

Jogo das Estrelas tem datas anunciadas

As datas e o local do Jogo das Estrelas de 2023 foram divulgados pelo NBB. O Jogo da Estrela, um dos principais eventos do basquete brasileiro neste ano, contará com competições individuais, seminários exclusivos e uma exposição sobre os 15 do NBB, além de colocar em confronto os maiores atletas nacionais e internacionais atuando na liga.

O evento ocorrerá entre os dias 13 e 19 de março, no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. As informações sobre venda de ingressos e horários ainda não foram divulgadas.

Os desafios de enterradas, três pontos e o torneio de habilidades acontecerão no dia 17 de março. Equipes formadas por jovens craques do NBB, estrangeiros e atletas do Brasil se enfrentam no dia seguinte. Os jogadores que competirão no jogo e os desafios serão revelados nas próximas semanas. A expectativa é que os principais jogadores das melhores equipes da temporada, como Franca, Flamengo e São Paulo, estejam presentes.