Foto: Victor Andrade

Os Garotos do Ninho do Sub-15, Sub-16 e Sub-17 se reapresentaram no Centro de Treinamento George Helal no início da semana, e deram o pontapé inicial para a temporada de 2023. Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, os atletas realizaram exames, fizeram avaliações no Departamento Médico e de Fisiologia, e foram para campo realizar os primeiros treinamentos.

 

Sub-15 em ação no treinamento desta sexta. Foto: Victor Andrade / Flamengo

 

Em 2022, o Mais Querido conquistou 44 títulos no futebol de base, e aumentou o recorde de taças levantadas em apenas uma temporada. É com esse espírito que o elenco Sub-15 vai encarar as competições regionais, nacionais e internacionais. O técnico Leonardo Cherede falou sobre o que espera desenvolver com os atletas ao longo do ano.

 

“As expectativas são as melhores possíveis. É uma equipe competitiva, uma equipe que teve um bom desempenho nos anos anteriores, então acredito que a gente vai trabalhar para poder permanecer no topo, chegando nas finais das principais competições, e quando a gente fala de Flamengo, obviamente temos que falar de título, de conquista. Vamos trabalhar! É um grupo que tem qualidade, ambição e é isso que a gente vai colocar cada vez mais. Coragem, ambição e intensidade no nosso dia a dia, para poder entregar tudo que for possível dentro de campo”, comentou.

 

Descontração após o treino do Sub-16. Foto: Victor Andrade

 

A estreia dos Garotos do Ninho neste ano, porém, será no fim do mês pela Copa Olaria Renovado Sub-16. Agora comandando a geração 2007, o técnico Eduardo Zuma trabalha para chegar competitivo no primeiro compromisso do ano com o grupo novo, e procura evoluir a equipe o suficiente para mostrar o DNA rubro-negro nas competições internacionais de 2023. Entre elas, a Flamengo Adidas Cup, marcada como a principal competição de futebol de base organizada no Brasil, que, logo na primeira edição foi vencida pelos Garotos do Ninho.

 

“Primeiro, quero parabenizar o clube pela organização na representação dos atletas. Iniciamos os treinamentos essa semana. Os atletas ainda estão se adaptando à ideia de treino e de jogo, e isso vai facilitar a compreensão e adaptação deles ao estímulo de treinamento. Com relação ao primeiro campeonato, a expectativa é de ser competitivo. Procurar ver todos os jogadores nas partidas que vamos disputar nesse primeiro compromisso. Dar oportunidade a todos para que ao longo do ano a gente já tenha um parâmetro competitivo do início da temporada, e ir definindo os jogadores que que vão ter mais oportunidades. As competições internacionais são importantes para o desenvolvimento dos meninos. Acho que participar de torneios com qualidade de campo, qualidade de adversário, escolas diferentes, vai fazer com que eles se desenvolvam e aprendam coisas que no nosso dia a dia e nos campeonatos nacionais e regionais eles não têm a oportunidade de conviver. Oportunidade única de crescimento individual e coletivo para todos os atletas da categoria com certeza”, disse.

 

Geração 2006 conquistou cinco títulos em 2022. Foto: Victor Andrade / Flamengo

 

Por fim, a categoria Sub-17 conta com uma forte geração para chegar aos títulos em 2023. Responsáveis por cinco conquistas na temporada passada, a geração 2006 se reapresentou nesta semana com fome de mais taças. Além do Campeonato Brasileiro, a categoria se classificou para a Copa do Brasil deste ano, assim como outros torneios regionais e internacionais, como a Adidas Generation Cup. Com o calendário cheio, o técnico Leonardo Ramos comentou sobre as expectativas da temporada e sobre a evolução do novo grupo.

 

“Nessa primeira semana a gente fez o que é de praxe, que é avaliar como estão os jogadores e, a partir disso, traçar um planejamento de desenvolvimento de aspectos táticos, físicos, técnicos e mentais. No primeiro semestre, a gente tem a Copa do Brasil, a Adidas Generation nos Estados Unidos, e a Copa Rio. É uma geração que que vem de muitos resultados positivos, com jogadores atuando peito Sub-20, e que a gente acredita poder contar com alguns deles esse ano ainda. E a ideia é ter aqui o DNA Rubro-Negro, jogando pra frente de maneira impositiva, buscando as vitórias, como como a gente faz. Essa geração, em especial, é tratada com muito cuidado e muito carinho, porque os resultados que eles apresentaram foram bem positivos. A expectativa é muito boa pra que eles desenvolvam um jogo com a cara do Flamengo e, consequentemente, conquistem as vitórias. Temos um ano inteiro muito denso de competições, porém acreditamos que com o nosso trabalho e o controle que a gente tem, vamos conseguir ir bem em todas elas”, concluiu.

 

O texto foi escrito pelo assessor de imprensa da base, Victor Andrade.