O Flamengo está sem Bruno Henrique desde junho deste ano, quando o jogador sofreu uma grave lesão, no jogo contra o Cuiabá, válido pelo Brasileirão. De lá pra cá, Dorival Júnior conseguiu encaixar o time perfeito mesmo com a ausência do camisa 27. No entanto, com a reta final da temporada e as finais chegando, a torcida se questiona: será que dá para o Bruno Henrique?

LEIA TAMBÉM: Convocados pelo Uruguai, Arrasca e Varela desfalcam o Flamengo

A princípio, o atacante sofreu uma lesão multiligamentar no joelho direito. A contusão tira o camisa 27 do Mengão do time até 2023, segundo o próprio Departamento Médico do Flamengo. No entanto, Bruno já realizou a cirurgia necessária, e faz fisioterapia para se recuperar o quanto antes da lesão. O jogador corresponde bem as etapas de recuperação.

Visto isso, o Urubu Interativo convidou a fisioterapeuta Mariana Haxkar, formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em fisioterapia intensiva, para tirar todas as dúvidas sobre Bruno Henrique. A especialista chegou a comentar ainda, sobre a possibilidade do camisa 27 retornar a equipe do Mengão ainda esse ano. Confira!

Mariana Haxkar, formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em fisioterapia intensiva. Foto: Divulgação

1 – Explica pra gente, de uma forma simples, o que é a lesão do Bruno Henrique e a razão  dela ser tão grave?

“Lesões multiligamentares são lesões que acometem dois ou mais dos principais ligamentos que contribuem para a estabilização do joelho.”

2 – Quão importante é a fisioterapia para o processo recuperativo do jogador?

“A fisioterapia após as lesões multiligamentares do joelho é tão importante quanto a cirurgia, pois deve haver um equilíbrio entre a mobilização precoce para evitar perda de movimento e perda muscular, com a necessidade de proteção dos ligamentos refeitos.”

3 – Bruno Henrique se lesionou em junho, com prazo de retorno para 2023. O atacante já passou por cirurgia e agora se recupera no Departamento Médico do Flamengo. Em que etapa de recuperação o atacante se encontra?

“Cada etapa do processo de reabilitação é importante. A ideia inicial é proteger o enxerto, uma vez que ele é muito recente, isso ao mesmo tempo em que é preciso recuperar a marcha e a amplitude de movimento, além de trabalhar fortalecimento muscular para o retorno das atividades esportivas”

4 – O torcedor sonha com mais uma final de Libertadores. Em 2019, uma narrativa parecida aconteceu com outro jogador, o Diego Ribas, que acabou quebrando a perna 4 meses antes da decisão, mas conseguiu voltar a campo alguns jogos antes da final. A torcida mantém esperanças que o mesmo aconteça com Bruno. É possível que o camisa 27 consiga se recuperar em tão pouco tempo, sabendo que a final da Libertadores será no fim de outubro?

“A depender desses fatores citados e em que etapa do processo de reabilitação o jogador se encontra, é possível que volte a campo antes do prazo previsto, desde que esse retorno não represente risco de nova lesão/perda da cirurgia”

Por fim, o Fla segue a temporada, por enquanto, sem a presença de Bruno Henrique. Neste domingo (4), o Mais Querido tem compromisso pelo Brasileirão, competição em que é vice-líder. O jogo acontece no Maracanã, contra o Ceará, às 11h.

Se inscreva no canal do Urubu Interativo!