Domènec Torrent, ou Dome, como gosta de ser chamado, desembarcou no Rio de Janeiro no início da manhã e já dará treinamento nesta segunda-feira. O avião pousou por volta das 5h40, como previsto. Cerca de 30 torcedores foram prestigiar a chegada do sucessor de Jorge Jesus no local. Com Marcos Braz, Spindel e os 3 auxiliares, o treinador segue para o Ninho do Urubu para conhecer as instalações, dar a primeira coletiva e ter primeiro contato com o elenco.

Marcos Braz na chegada de Domènec Torrent. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

– Acho que já posso falar português perfeitamente. No Flamengo, a gente tem que ganhar, ganhar e ganhar. Porque o Flamengo é um dos grandes clubes do mundo. Então, acho que estamos preparados, prontos para tentar ganhar títulos e jogar bonito. Estou muito feliz por fazer parte desse grande clube, dessa grande nação. Acho que estou pronto para tentar ganhar títulos com essa grande torcida. – disse o treinador.

O catalão afirmou ainda que pretende “respeitar” o trabalho do seu antecessor:

– O mais importante agora é respeitar o trabalho do Jorge Jesus porque é um time ganhador. E aí, pouco a pouco, vou mudar um pouco as coisas. Mas a intenção é ficar no Brasil muitos anos. Quando estou feliz no clube, e o clube está feliz comigo, quero ficar quatro, cinco anos… Quero poder dizer que ganhamos e que o clube está muito feliz comigo.

O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, foi o primeiro a falar no desembarque. Explicou porque o nome do espanhol foi o escolhido após vários outros terem sido analisados e disse que a viagem foi tranquila.

– Foi tudo tranquilo, viagem boa, um pouco cansado, todo mundo, mas o objetivo foi alcançado e vamos esperar que tudo corra bem nessa nova fase. A opção foi pelo histórico dele em relação ao trabalho que fez em um grupo do Guardiola que participou, passou por esses últimos 10 anos entre os 10 maiores clubes do mundo, então acho que todo esse contexto. Sensibilidade é a palavra. Se vai dar certo ou não é outra situação – disse Braz.

Sobre a personalidade do novo treinador, apesar da breve convivência, Braz afirmou:

– É uma pessoa calma, tranquila, não é muito de se estourar. Acho, não, tenho certeza que é o que a gente está precisando. Vamos torcer que dê tudo certo – disse o dirigente à Fla TV.

O novo comandante rubro negro chegou na companhia de Jordi Guerrón, auxiliar técnico, Jordi Gris, analista de desempenho e do preparador físico Julián Jimenez. Saíram sete portugueses e chegaram quatro espanhóis.

Domènec Torrent entrou em contato com a comissão técnica brasileira do clube para ficar ciente dos trabalhos feitos nos últimos 10 dias por Maurício Souza, treinador do sub-20, que está de sobreaviso para qualquer necessidade de um processo de transição.

– Quando se quer, chega perto, pergunta, sempre se aprende. Tenho certeza que alguns profissionais do Flamengo aprenderam com o Jesus, tenho certeza que vão aprender agora também, mesmo se fosse um brasileiro – comentou Braz no desembarque.

Marcos Braz, Domènec Torrent e Bruno Spindel. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A ideia é que o treinador já esteja no banco de reservas no jogo que dá início ao Campeonato Brasileiro. O Flamengo deu entrada na documentação e aguarda a regularização do treinador no BID. O jogo será neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético Mineiro, no Maracanã.