Foto: reprodução

Hoje a torcida do Flamengo recebeu a notícia que será cobrada a ela um valor de R$ 10,00 para o acesso a transmissão da partida. Bem, gerou revolta de muitos torcedores e até um cancelamento coletivo da Fla TV.
Quem está certo? Há errados ou culpados? Vamos a análise:

Eu entendo o ponto do Flamengo, o clube não acertou com a Globo e deixou de arrecadar algo em torno de 18 milhões em direitos de imagens, a briga era para ter um valor maior, o rubro-negro brigava por 25 milhões, mas a emissora por passar por uma forte crise se recusou a pagar.

A ideia da diretoria inicial era um QRcold opcional para gerar arrecadações ao clube, com essa iniciativa mais opções de “superchat”, a vakinha do YouTube, o clube faturou mais de 2 milhões na última partida. Mostrando ali que a torcida abraçou o clube e a causa da luta e ajudou o canal a bater a marca de 4 milhões de inscritos no youtube.

E daí começa o erro, por que cobrar uma iniciativa que até então era para o bem do clube e sua torcida? acaba ficando a impressão que a briga nunca foi pela torcida e sim aos cofres da diretoria! Eu entendo que toda empresa precisa gerar lucros, mas o erro foi como e o momento da cobrança, mesmo parecendo que 10 reais seja pouco.

Como falei, eu entendo a diretoria mas entendo ainda mais a torcida, basta olharmos o momento que estamos vivendo, a crise financeira e até emocional, a interatividade é uma das poucas coisas que da uma sensação de alegria neste momento tão difícil. Os artistas/cantores também gastam bastante grana para bancar shows online aos seus fãs, e a grande maioria nunca cobrou algum tipo de ingresso virtual.

Não é a comparação a ser feita, clube x artista, e sim, o modo de como foi errado o momento de cobrança de acesso, muito torcedores não tem internet em casa, imagina quantos não tem tecnologia para baixar um App e possuir um cartão de crédito ou débito para tal função? O clube poderia ter esperado mais um pouco, fazer a marca crescer em qualidade e audiência, e aí sim, como todo produto, ter um valor para gerar lucro já que houve oferta e demanda.

Ao todo, bola fora, errou o momento a diretoria do Flamengo, até porque, a Globo transmitia de graça aos torcedores, acaba ficando em vão toda a luta e fazendo a emissora parecer certa.