Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto o Flamengo se prepara para estrear no Mundial de Clubes, no Marrocos, a Supercopa do Brasil segue dominando as pautas da mídia esportiva paulista. Nesta sexta-feira (03), foi revelado mais um fator fundamental na conquista inédita do Palmeiras: a questão física.

De acordo com o Globo Esporte, o técnico Abel Ferreira notou, ainda no intervalo da decisão, a superioridade física dos atletas alviverdes em relação aos rubro-negros. A vantagem é resultado do planejamento da equipe paulista, que fez um plano com cartilha de treinos virtuais para os 45 dias de férias dado aos jogadores.

Já fizemos o planejamento no fim de outubro, pensando neste jogo da Supercopa. Estávamos praticamente entrando em férias, mas a temporada não ia acabar, pelo foco neste jogo. Nos últimos três anos, um estudo mostrou que o Palmeiras tinha sido uma das equipes que mais jogou no mundo. E isto bateu com as percepções de fadiga mental apresentada nos últimos jogos do Brasileiro. Para dar tempo da recuperação mental, ficamos preocupados com a forma física e técnica, porque 45 dias (fora do CT) correria o risco de precisar de um tempo maior de preparação – recordou Daniel Gonçalves, coordenador científico do clube paulista.

Antes do embarque da delegação rubro-negra para o Marrocos, o técnico Vítor Pereira falou sobre a questão física dos atletas para este período de decisões: “O tempo de preparação não foi ideal, gostaria de chegar aqui (no Mundial) com mais tempo de trabalho. Vamos trabalhar para tentar chegar na melhor condição”.