Lucas Figueiredo/CBF

O Flamengo se orgulha (com razão) de ter o melhor elenco do Brasil. Logicamente isso é uma grande vantagem, afim de conquistar títulos e cada vez mais se consolidar no topo do futebol Brasileiro e do continente. No entanto, isso também tem uma desvantagem, pois com bons jogadores no elenco, inclusive estrangeiros, os mesmos constantemente tem sido convocados para as suas respectivas seleções.

No rubro-negro, Isla (Chile), Arrascaeta (Uruguai), Rodrigo Caio e Everton Ribeiro (Brasil), tem sido convocados e desfalcado o Flamengo, inclusive o defensor brasileiro e o meia Uruguaio são desfalques  desde que retornaram de convocações das seleção do Brasil e Uruguai, respectivamente. Ambos fizeram trabalho de transição, mas durante os treinos, sentiram as lesões novamente. Comentanto o assunto, o jornalista da ESPN Mauro Cezar Pereira, através do podcast Posse de Bola #69, do Uol Esporte, criticou duramente o fato de os clubes cederam os seus atletas às seleções.

“O Flamengo, por exemplo, virou hospital das federações e confederações, porque está lá curando o Arrascaeta para atender o senhor [Oscar] Tabarez e curando o Rodrigo Caio para atender o senhor Tite. E os caras não jogam pelo Flamengo. Mas quem paga o salário? Isso vale para todos os clubes. E o Corinthians que estava usando o Mantuan agora, o garoto que poderia ajudar, não vai contar com ele porque estava jogando amistoso sub-20. Agora ninguém fala nada -, disse Mauro Cezar”, que prosseguiu:

“Não é nem questão de opinião, é questão de lógica. A gente quer ou não quer o bem do futebol? A seleção faz um mal ao futebol, a seleção brasileira e as outras fazem mal, é jogo demais. E até os europeus são bananas, agora inventaram essa Liga das Nações que é uma mala também, é jogo de seleção toda hora, aí você para uma Premier League para ficar jogando Liga das Nações? Faça-me um favor” .

O jornalista também frisou que por conta da pandemia, os jogos das seleções tiveram mais  frequência.

Todo mês tem jogo de seleção. Não é possível que ninguém veja isso, que ninguém faça nada, que ninguém reaja, dê um soco na mesa. Alguma coisa tem que ser feita, esses caras vão matar o futebol e estão sugando, só sugam”, criticou o comentarista que ainda  concluiu:

Vê se alguma federação quer formar elenco, pagar jogador, pagar multa rescisória, luvas, comissão do empresário e salário alto todo mês? Claro que não quer, é muito cômodo, as federações são as cafetinas do futebol, é assim que funciona, as do mundo inteiro, não é só aqui do Brasil não”, encerrou o jornalista.

Tite, treinador da Seleção Brasileira, convocou novamente Rodrigo Caio e Everton Ribeiro. Com a lesão do zagueiro, o mesmo deve ser cortado. Arrascaeta vive o mesmo dilema e deve ter o mesmo desfecho de Rodrigo. A Seleção Chilena ainda não comunicou quais serão os selecionados para a terceira e quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.