Reprodução: YouTube - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

No podcast do UOL “Posse de Bola” desta sexta-feira, o jornalista Mauro Cezar Pereira teceu grandes críticas ao marketing e comunicação do Flamengo. Questionado sobre o balanço financeiro divulgado pelo clube na última semana, Mauro pontuou alguns pontos que contribuíram para o déficit financeiro do clube em 2020:

“Vale a observação sobre o equívoco cometido quando o Flamengo abriu mão da receita de televisão do Campeonato Carioca do ano passado, acreditando que poderia por vias próprias, faturar tanto ou mais. Não conseguiu e um ano depois demonstra incapacidade para isso. Isso passa pela área de comunicação e marketing, que é o ponto mais fraco de todas as áreas estratégicas do clube. O marketing/comunicação é o ponto fraco, fraquíssimo.”

Mauro Cezar também questionou a falta de capacidade do marketing e comunicação do clube para manter os sócios-torcedores do clube:

“O Flamengo teve uma queda de sócio-torcedor de 125.242 para 50.392, isso dá 59,7% de queda. Mais 75 mil associados que abandonaram o programa de sócio torcedor. E o que foi feito pelo  marketing do Flamengo para reter parte desse pessoal? Claro que parte deles iam sair de um jeito ou de outro, porque não teve como comprar ingresso, causa desinteresse, ficaram sem grana por causa da pandemia. Mas a queda foi muito grande. Nenhuma ação foi feita. Nenhum realinhamento de preço, nenhuma promoção, nenhum chamariz para aquele que ainda poderia pagar.”

Mauro relembrou que o marketing e comunicação do Flamengo já é um problema desde a gestão Bandeira de Mello e pontuou os problemas do setor para conseguir novos patrocinadores:

“Sem contar a incapacidade de conseguir novos patrocinadores. Alguns patrocinadores nanicos que o Flamengo consegue, são empresas que você nem sabem quem são, alguns patrocinadores que não pagaram, estão na justiça. Uma vergonha! O marketing e comunicação do Flamengo, capitaneado por Gustavo Oliveira, é o setor mais fraco do Flamengo. O Flamengo poderia ter equilibrado as finanças: com um marketing melhor e não ter batido de frente com a Globo.”

E aí torcedor, concorda com Mauro? Comente em nossas redes sociais

SRN

Twitter: ds_fortunato