Foto: Flamengo

Doze anos após um dos títulos mais marcantes da história do clube, o hexa conquistado pelo Flamengo, é lembrado até hoje com carinho entre os torcedores. Andrade relembrou o título do Campeão Brasileiro de 2009, em entrevista ao jornalista Pablo Raphael, do site Urubu Interativo, o técnico respondeu perguntas sobre o Flamengo atual e o de 2009. Na época, após a 27ª rodada (mais da metade da competição), o Mais Querido tinha 43 pontos e chegou a ficar 10 atrás do líder Palmeiras, na última rodada disputava o título direto com o Internacional.

Um dos maiores ídolos da nação, Andrade foi o último técnico negro a conquistar um campeonato brasileiro. O ex-volante conquistou como jogador quatro cariocas, quatro brasileiros, uma Libertadores e um Mundial com a camisa do Flamengo. Em 2009, comandou a equipe que foi campeã brasileira com Petkovic e Adriano em campo.

Andrade disse que acredita na arrancada rumo título do Brasileirão, assim como aconteceu com o histórico título de 2009. O técnico também questionou o atual técnico, Rogério Ceni, sobre algumas escolhas durante os jogos, como por exemplo, a falta de oportunidade de Pedro e Gabigol jogarem juntos: ”Primeiramente ele tem que conhecer melhor o Flamengo e a história do clube, ele não pode ter medo de arriscar e medo de jogar para frente.”.

Foto: Paula / Flamengo

Confira a entrevista completa com o treinador

Você acredita no título deste ano, como aconteceu em 2009?
– Não tenho a menor dúvida, pelo elenco que o flamengo tem hoje. Acho que não só eu, quanto qualquer torcedor tem que acreditar até o final. O flamengo pode reverter a situação e ganhar o bi brasileiro.

Você vê comparações de Gabigol com Adriano?
– Gabigol e Adriano são estilos diferentes. Adriano é jogador mais de área e Gabigol sai mais pelo lado de campo, é um jogador inteligente e chega bem de surpresa quando vem de trás. São dois grandes jogadores e dois grandes goleadores que ficará para a história do clube.

Qual foi o segredo para a arrancada em 2009?
– O segredo de 2009 acho que é acreditar, estar unido, um grupo fechado, sabendo que as coisas poderiam acontecer. Eu acho que foi a grande diferença, o grupo se uniu e o resultado começou a vir.

O que você acha do trabalho de Ceni?
– Primeiramente ele tem que conhecer melhor o Flamengo e a história do clube, ele não pode ter medo de arriscar e medo de jogar para frente. Deveria testar Gabigol e Pedro, que a torcida vem pedindo há algum tempo, e ele não testou. Andrade ainda completou: – Talvez ele tenha testado durante a semana, durante o treinamento. Ele testou vários jogadores e por que não testar Pedro e Gabigol? Acho que pode dar certo, até porque são dois jogadores estilos diferentes.

Foto: Reprodução

Na sua opinião, Pedro e Gabigol podem jogar juntos?
– Acho que podem jogar sim, até porque Love e Adriano jogaram juntos, é bem mais fácil você fazer Pedro e Gabigol jogarem juntos. São estilos diferentes, ao contrário de Love e Adriano, que são estilos um pouco parecidos. Conseguiram jogar juntos e fizeram uma bela dupla, foi a dupla do amor em 2010, deu certo, fizeram gols e tabelas. E muitos duvidaram que eles pudessem jogar juntos, e eu coloquei e funcionou perfeitamente, deu certo! Pedro e Gabigol tem mais facilidade de as coisas darem certo do que Love e Adriano. Pelo fato do Gabigol não jogar dentro da área, ele vem por trás, joga pelo lado direito e esquerdo, ele vem por trás buscar a bola próximo dos volantes. Então são estilos bem diferentes, acho que tem tudo para dar certo.

 

Twitter: PabloRaphaelRua

Apoio de texto Lívia Bousquet