Por Guilherme Ayupp

Fla deixou escapar a vitória contra o Goiás na última rodada. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Palmeiras enfim conseguir reduzir um pouco a vantagem do Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro. Após muitas rodadas vendo os rivais sempre pontuando mais, os paulistas conseguiram marcar 3 pontos contra 1 do líder do campeonato na rodada 29. A diferença permanece muito difícil de ser tirada, pois está em oito pontos, restando nove rodadas para o fim.

Apesar do tropeço em Goiânia e de estar se preparando para enfrentar o River Plate na grande final da Libertadores no dia 23/11 em Santiago, o Flamengo pode chegar após o confronto com o Vasco com 80 pontos na tabela, o que praticamente sacramentaria o seu sétimo título brasileiro. Nas próximas quatro rodadas, o rubro-negro encara Corinthians, Botafogo, Bahia e Vasco no Rio de Janeiro. Com um aproveitamento em casa nessa edição de 95% dos pontos disputados (só não venceu o São Paulo), o rubro-negro projeta 12 pontos antes de enfrentar o Grêmio em Porto Alegre na última rodada antes da decisão continental. Com os atuais 68 conquistados, o Fla alcançaria os 80.

Gabigol chegou aos 36 gols na temporada. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Nenhum clube na história do Brasileiro por pontos corridos deixou de ser campeão tendo somado 80 pontos. As maior campanha da história com 20 clubes foi do Corinthians, em 2015, com 81 pontos. Dois clubes prometem ser o fiel da balança das próximas cinco rodadas, quando o campeonato alcançará sua reta final. Grêmio e Vasco. Os gaúchos recebem os cariocas e visitam os paulistas e o cruzmaltino confronto seu maior rival no Maracanã e recebe o Palmeiras em São Januário.

Caçando o Flamengo na tabela o Palmeiras fará três jogos em casa nas próximas cinco rodadas: Ceará, Corinthians e Grêmio. O alviverde visita o Vasco e o Bahia. Assim como o Fla, o Palmeiras não perdeu em casa na atual edição do Brasileiro. Foram 11 vitórias e 3 empates. Fora de casa o Verdão também tem uma campanha consistente, inferior apenas à do próprio Flamengo. Foram 53% de aproveitamento até aqui longe de São Paulo.

Se o aproveitamento de ambos no Brasileirão for projetado para as próximas 5 rodadas, onde estarão em disputa 15 pontos, o Fla chegaria a mais 12 e portanto na meta de 80 e o Palmeiras somaria mais 10 pontos, alcançando os 70. Com mais 12 em disputa, o Fla seria campeão brasileiro de 2019 no dia 27/11 contra o Ceará no Maracanã, em caso de vitória.

Comentários do Facebook